tales of a warm winter (1)

Havia um odor no ar. Cheiro a carvão? Não, cheiro a Inverno, pensou ele. Eram castanhas acabadas de assar, estacionadas no fim da rua. O esguio candeeiro, já débil, iluminava vagamente o vulto encorpado e mascarrado de avental escuro. Não era uma noite sombria. Não era uma noite daquelas em que o silêncio se apoderava dos prédios e em que os passos apressados de alguém assustado enchiam as ruas com o seu eco.

Havia gente na avenida. Havia o Jingle Bells a percorrer as vielas estreitas, a abraçar os solitários. Havia castanhas acabadas de assar, e calor a saltar nas mãos. Havia sorrisos. Havia luzes a aquecer o olhar dos deslumbrados. Era uma noite quente, e o Natal estava aí.
-quero castanhas.
Ela inspirou o Inverno. Os seus ombros encolheram-se, apertou mais o casaco comprido junto ao corpo. O seu olhar espreitou atrás da grande gola branca. Quente, reflectia a luz do candeeiro mais próximo. Brilhava. Sorria.

À volta havia sacos. Não eram pessoas, mas sacos andantes, empilhados, aglomerados, que se atravessavam à frente dos carros em movimento e que gritavam para o outro lado. Eram sacos, cujas cores se misturavam e aqueciam o olhar, que pediam para passar e que diziam boa noite apressadamente. Eles ouviam a parafernália de sons característica das noites quentes, acenavam, abrandavam e esperavam.
Nem ela nem ele eram sacos. Eles eram luz. Duas luzes que brilhavam mais que o débil candeeiro, mais que as sucessivas lâmpadas coloridas que cantavam melodias com sininhos. Mas eram duas luzes no silêncio das suas redomas. Eram duas luzes que só brilhavam uma para a outra, e que não precisavam de cantar sininhos para se fazerem entender. Eram um olhar quente e um sorriso dissimulado.

2 comentários:

The RP disse...

ahhh, ja tinha lido este texto! era o das castanhas. :p está genial :3

nés, disse...

não te preocupes, que eu também fico bastante monossilábica no teu, embora me perca sempre neste blogue.
não deixes tu também!

Invisible Woman (55) Alice (49) One more (49) Carolina (37) S. (33) Amy (19) Dee Moon (7)