Drive me home instead.

Conduzia com cuidado e nem olhava para mim quando falava com ela. Os seus olhos iam abertos, assustados, preparados para travar a qualquer momento se um vulto cruzasse o nosso caminho. Chovia, é certo, mas não era isso que ela temia. Eu mesmo assim ia-lhe contando as minhas peripécias do dia, a torrada que deixei queimar porque tu me ligaste e o jornal que deixei ficar lá no quiosque, embora o tivesse pago. Ela mal me ouvia. Os pára-brisas repetitivos segmentavam-lhe a visão, mas não era isso que a preocupava.
-Conheço mal o caminho. E depois à noite é tudo tão diferente.
Deixei de a tentar distrair. Olhei, pelo contrário, para o outro lado. Pela janela, por onde escorriam nuvens inteiras no vidro, via-se um outro mundo. Um mundo que as crianças nunca aprendem a pintar na escola. O sol ali não é amarelo, o céu não é azul, nem as árvores verdes. Os contornos ganham incertezas, dúvidas. Será aquilo um gato? Ou um arbusto rasteiro? Luz significa razão por alguma coisa. A noite, essa sim, é absurda. Ainda mais quando conhecemos mal o trilho dos nossos passos. Ali, passa a ser mais fácil perder do que encontrar. Mais fácil cair que levantar. Íamos jurar que era um gato. Íamos jurar que o ouvimos miar. Era o vento, era a nossa imaginação a brincar no escuro.

Conhecemos mal o caminho, nós. E quando não vemos tudo na noite, duvidamos, tememos e travamos. Mas não vemos tudo, nunca. Vivemos constantemente na escuridão, há sempre algo que escapa à luz, há sempre sentimentos opacos e olhos opacos e gestos opacos e pessoas opacas que não deixam ver nada. E não é a noite que engana, afinal. A noite avisa-nos de que é assim. Todos sabemos os perigos, os medos, as sombras. A luz, por sua vez, envolve-se de um cinismo atroz e faz tudo parecer radiante, fácil e límpido. E afinal escondem-se nela segredos também.  
Voltei a fixá-la, e aos seus olhos atentos.
-Devias parar de conduzir de dia. Faz-te mal.

*Carolina*


2 comentários:

Anónimo disse...

Às vezes faz bem andar no escuro ;)

C. disse...

luz vs escuridão. prefiro a noite e a introspecção.


tá perfeito*.*

Invisible Woman (55) Alice (49) One more (49) Carolina (37) S. (33) Amy (19) Dee Moon (7)